ISSN 2527-1954

 

Anais do II Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo

Belo Horizonte, setembro

de 2018.

Periodicidade: bienal

(Disponível apenas na versão desktop)

ANAIS DO II SIMPÓSIO NACIONAL EDUCAÇÃO, MARXISMO

E SOCIALISMO

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Apresentamos os ANAIS do II SIMPÓSIO NACIONAL EDUCAÇÃO, MARXISMO E SOCIALISMO, realizado de 18 a 21 de setembro de 2018, na Faculdade de Educação da UFMG. Assim como na primeira edição do evento, em 2016, foram realizadas atividades que favoreceram o debate de temáticas e propostas fundamentais para a transformação social.

Tanto nas conferências e mesas-redondas, quanto nas mesas de discussão que compuseram os grupos de trabalho, os participantes compartilharam não somente suas produções acadêmico-científicas, mas experiências desenvolvidas por movimentos sociais e políticos.

 

Os artigos e relatos de experiência foram organizados em ordem alfabética. Tanto a revisão dos textos quanto os conteúdos são de responsabilidade dos autores.

 

50 ANOS DA GREVE DAS TRABALHADORAS E TRABALHADORES METALÚRGICOS: CONTAGEM – MG

A ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DE CAPITAL NO VALE DO AÇO E O MASSACRE DA USIMINAS

A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE JOSÉ CARLOS MARIÁTEGUI: MARXISMO E DECOLONIALIDADE

A CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA, PELAS OPERÁRIAS, NA ATIVIDADE DE TRABALHO EM UM CANTEIRO DE OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PESADA EM MINAS GERAIS

A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DO CAMPO NO DISTRITO DE ITAPIRU, MUNICÍPIO DE RUBIM/MG: EMANCIPAÇÃO, RESISTÊNCIA E LUTA

A CONTRIBUIÇÃO DO MARXISMO PARA A COMPREENSÃO DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA SEXUALIDADE

A CONTRIBUIÇÃO DO MARXISMO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A CRISE DO CAPITAL EM MARX: O DEBATE NO CAMPO MARXISTA E AS POSSIBILIDADES PARA NOVAS INTERPRETAÇÕES

A DERROTA NA REVANCHE DA DIALÉTICA

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA

A EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO NO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL

A EDUCAÇÃO MARXIANA E SUAS REPERCUSSÕES NO ENSINO PÚBLICO DA AMAZÔNIA

A ESTRATÉGIA DO TEATRO DO OPRIMIDO COMO DENÚNCIA DA LÓGICA NEOLIBERAL

A EXPROPRIAÇÃO DOS DIVERTIMENTOS POPULARES NA ORIGEM DOS LAZERES MODERNOS: CONTROVÉRSIAS ANALÍTICAS

A FINANCEIRIZAÇÃO DAS CIDADES E A EMENDA CONSTITUCIONAL 95

A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA CLASSE TRABALHADORA NO CAPITALISMO EM TEMPOS DE CRISE

A IDEOLOGIA PÓS-MODERNA E O RECUO TEÓRICO NA FORMAÇÃO DOCENTE

A LUTA PELA TERRA E O MST NO BRASIL

A MATERIALIDADE DO ESTADO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

A PARTICIPAÇÃO DA UTE-MG NA CONSTRUÇÃO DA CUT: AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA CATEGORIA PARA A LUTA DOS TRABALHADORES NO BRASIL

A PRISÃO PARA ALÉM DO CAPITAL

A QUESTÃO AGRÁRIA EM MARX E SUA ASSIMILAÇÃO NO BRASIL

A QUESTÃO DO DIREITO COMO VIA DE EXPANSÃO DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA

A REAÇÃO DOCENTE AO GERENCIALISMO NO CIEP BRIZOLÃO 175 JOSÉ LINS DO REGO

A RELEVÂNCIA DA CATEGORIA GÊNERO NAS DISCUSSÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO E DIVISÃO DO TRABALHO

A SUPERAÇÃO DA ALIENAÇÃO EM MARX E A EDUCAÇÃO COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO TRABALHADOR

A SUPERAÇÃO DO ESTADO EM ISTVÁN MÉSZÁROS COMO PRERROGATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA

ACESSO AOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO E A PERCEPÇÃO DE CIDADANIA DOS ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA

ACESSO E PERCURSO DE MULHERES DE CAMADAS POPULARES NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS

AMERICANISMO E TOYOTISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA A LUTA DOS TRABALHADORES

APONTAMENTOS SOBRE A REVOLUÇÃO E A CONTRARREVOLUÇÃO EM MARX E A EXPERIÊNCIA DA COMUNA DE PARIS

APONTAMENTOS SOBRE A VANGUARDA REVOLUCIONÁRIA DA TEORIA DO VALOR TRABALHO

APROPRIAÇÃO CONTEMPORÂNEA DA NOÇÃO DE INTELECTO GERAL (GENERAL INTELLECT): O MARXISMO NO PÂNTANO DA PÓS-MODERNIDADE

AS FUNDAÇÕES E A ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS E O NOVO ARRANJO PARA A SOCIEDADE CIVIL

AS INFLUÊNCIAS NO CURRÍCULO DE ARTE DAS CONCEPÇÕES DE TRABALHO, COMPETÊNCIA E TECNOLOGIA DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO DE 2011

AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS COMO MEDIAÇÃO ENTRE ESTADO E CAPITAL

AS PROFESSORAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE E A LUTA PELA VALORIZAÇÃO DOCENTE

ASCENSÃO E QUEDA DO DIREITO DO TRABALHO: UMA ANÁLISE MARXISTA SOBRE A PRECARIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS COM A REFORMA TRABALHISTA

ASSÉDIO SEXUAL NO TRABALHO: UMA QUESTÃO DE GÊNERO

AUFHEBUNG DOCENTE: PROLETARIZAÇÃO DOS PROFESSORES?

 

CAPITALISMO, CLASSE TRABALHADORA E A QUESTÃO SOCIAL: UM DEBATE NECESSÁRIO E ATUAL

 

CAPITALISMO, UMA HISTÓRIA DE AMOR: FICÇÃO E REALIDADE EM SALA DE AULA

CLÓVIS MOURA, RELAÇÕES ESCRAVISTAS E RESISTÊNCIA NEGRA NO BRASIL

CONCEPÇÕES DE TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA NO "PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO"

 

CONTRIBUIÇÕES DA ARTE MURAL LATINO-AMERICANA DO SÉCULO XX À LUTA DE CLASSES DO SÉCULO XXI

CRÍTICA A LAS CATEGORÍAS DE “CIUDADANO” Y DE “DERECHO” EN LAS POLÍTICAS EDUCACIONALES DE LOS “GOBIERNOS PROGRESISTAS” EN ARGENTINA

CONSTRUÇÃO, ALIENAÇÃO DO TRABALHO E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DA OBRA DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA NA ESTRUTURA DE CLASSES NO BRASIL

CURSINHOS POPULARES: ALTERNATIVA À FORMAÇÃO INTEGRAL E ACESSO À UNIVERSIDADE

DA CONSCIÊNCIA À LIBERDADE: O CAMINHO DA EMANCIPAÇÃO NO MARXISMO

DA ECONOMIA CLÁSSICA À ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE: UM RESGATE HISTÓRICO MAIS QUE NECESSÁRIO

 

DESENVOLVIMENTO CATEGORIAL EM MARX: DO TRABALHO À FORÇA OU CAPACIDADE DE TRABALHO

 

DESENVOLVIMENTO E CONTRADIÇÕES SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. DOMINÂNCIA FINANCEIRA E O PAPEL DAS COMMODITIES: PETRÓLEO E MINÉRIOS

DILEMAS DO ANTROPOCENO: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA ECOLÓGICA PARA O DEBATE EDUCACIONAL

DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E FORMAÇÃO CONTINUADA: OS TEMPOS E ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DAS PARTICIPANTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR DA UFMG

DO DEMOCRATISMO RADICAL À CRÍTICA RADICAL DA POLÍTICA: O PERCURSO TEÓRICO DE MARX EM DIREÇÃO À EMANCIPAÇÃO HUMANA

DOR, SOFRIMENTO, ASPECTOS RELIGIOSOS E TRABALHO NO CAPITALISMO BRASILEIRO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CAPITALISMO: UMA APROXIMAÇÃO DO TEMA A PARTIR DA TEORIA DA MATERIALIDADE DA IDEOLOGIA

EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: OS DISTANCIAMENTOS ENTRE FORMAÇÃO INTEGRAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: INTERFACES ENTRE O SABER CIENTÍFICO E O SABER POPULAR

EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA: O QUE NOS ENSINA O MARXISMO

EDUCAÇÃO MARXISTA NA PERSPECTIVA DE PISTRAK: OS FUNDAMENTOS DA ESCOLA DO TRABALHO

EDUCAÇÃO NO CÁRCERE: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO ARMA PARA A EMANCIPAÇÃO E LIBERTAÇÃO DO CONDENADO

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: PROFISSÃO DOCENTE FRENTE À REPRODUÇÃO TECNOLÓGICA SOCIAL

EDUCAÇÃO, TRABALHO E CONFLITO DOCENTE NO CAMPO DIALÉTICO E MATERIALISTA DA HISTÓRIA: PRIMEIRAS LIÇÕES

EMANCIPAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NUM CONTEXTO DE MERCANTILIZAÇÃO E EMPRESARIAMENTO DO ENSINO

ENSAIO SOBRE O BRASIL PÓS-IMPEACHMENT

ENSINO TÉCNICO INTEGRADO: GÉRMEN OU GERME DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL?

ENTRE O SONHO E A REALIDADE: O COTIDIANO DE PROFESSORAS NUMA ESCOLA INFANTIL PARTICULAR DE MINAS GERAIS

ESBOÇO DE UMA CRÍTICA MATERIALISTA AO ENSAIO A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO: ALGUNS ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS

ESCOLA SEM PARTIDO: PERCEPÇÕES DOS EDUCADORES

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE UMA ENGENHEIRA

ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS SOB A JURISDIÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PONTE NOVA/MG

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA POPULAR E MOVIMENTO SOCIAL – ANALISE DA DINÂMICA ENTRE OS ATORES ENVOLVIDOS NA ATUAÇÃO DA ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA POPULAR DA UFMG NA PEDREIRA PRADO LOPES

FEMINISMO CLASSISTA: ATUALIDADE E RELEVÂNCIA PARA A CLASSE TRABALHADORA

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS: POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO SOCIAL

GEOGRAFIA E CINEMA: IMAGENS E NARRATIVAS DO CAPITALISMO DOCUMENTADO POR MICHAEL MOORE

HACIA UNA PEDAGOGÍA DE LA PRAXIS PARA LA CLASE TRABAJADORA: CRÍTICA A LA PEDAGOGÍA DEL MANAGEMENT

JUVENTUDE QUE OUSA LUTAR: UMA BREVE ANÁLISE ACERCA DA MILITÂNCIA SECUNDARISTA, SOB A ÓTICA PEDAGÓGICA

LIBERDADE E NÃO-LIBERDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÕES DESDE O MARXISMO

MARX LEGISLADOR: AS TRÊS LEIS FÉRREAS

MATERIALIDADE HISTÓRICA, FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO

MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E O CASO CADE X KROTON E ESTÁCIO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA MARXISTA

MERCANTILIZAÇÃO DO TRABALHO E O CONSUMISMO NO SÉCULO XXI

MOVIMENTO LGBT: INTERFACES COM A SAÚDE, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA

MOVIMENTOS SOCIAIS: LUTAS E DESAFIOS EM MEIO E CONTRA UMA ORDEM EXISTENTE

MUDANÇAS NA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO? MULHERES EM PROFISSÕES TIPICAMENTE MASCULINAS

MULHERES: A “ESCOLHA” DA FORMAÇÃO E DA PROFISSÃO

MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL FRENTE O DECADENTE PROCESSO HISTÓRICO DO TRABALHO

O ASSIM CHAMADO FORDISMO-TAYLORISMO: UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DA PRODUÇÃO E DO TRABALHO

O BANCO MUNDIAL E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO: MAPEANDO O CAMPO DE PESQUISA

O DEBATE DO PÚBLICO X PRIVADO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE E O LIVRO DIDÁTICO (PNLD)

O MARX DE SIMONE WEIL: COMO PENSAR A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NA ATUALIDADE?

O MOVIMENTO ESTUDANTIL E A DITADURA MILITAR: O USO DO MATERIALISMO HISTÓRICO EM TESES E DISSERTAÇÕES

O MOVIMENTO OCUPAIF NO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS: AS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS DE 2016 NO CONTEXTO POLÍTICO DA CONTRAOFENSIVA CONSERVADORA BRASILEIRA

O PAPEL POLÍTICO DA INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERPOSTA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

O “PESO” DO TRABALHO “LEVE” DA MULHER NA INDÚSTRIA TÊXTIL: INTERLOCUÇÕES ENTRE A DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E ERGONOMIA

O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL MANUFATUREIRO E FABRIL NO RIO DE JANEIRO ENTRE 1824 E 1860

O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O REORDENAMENTO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O PROCESSO DE TRABALHO PRESENTE NA ATIVIDADE EDUCATIVA ESCOLAR

O TEATRO DO OPRIMIDO NAS ESCOLAS, ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 

OCUPAÇÃO GUARANI-KAIOWÁ E A LUTA PELO DIREITO À MORADIA

OFICINA DE CERÂMICA DO IBC: POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL PARA A PRÁXIS EMANCIPATÓRIA DAS PESSSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

 

OFICINAS: A DIVISÃO DO TRABALHO NA ESCOLA PROFISSIONAL DELFIM MOREIRA EM POUSO ALEGRE/MG (1917 – 1935)

ORGANIZAÇÃO SINDICAL E MOVIMENTOS SOCIAIS: UM ESTUDO DA CENTRAL SINDICAL E POPULAR CSPCONLUTAS

OS COMUNISTAS E A LUTA POLÍTICA: A PARTICIPAÇÃO DOS PARTIDOS E ORGANIZAÇÕES COMUNISTAS NAS ELEIÇÕES NO BRASIL, NA COLÔMBIA E NO MÉXICO

OS CURSOS FIC NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM OLHAR SOBRE O PERFIL DE CLASSE DOS ALUNOS NOS MEANDROS DA EDUCAÇÃO DUAL

OS OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO DO MATADOURO PÚBLICO NA IMPERIAL FAZENDA DE SANTA CRUZ (1874-1881)

PERCEPÇÃO INFANTIL DAS PROFISSÕES E PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS: DO IMAGINÁRIO AOS ESTEREÓTIPOS SOCIAIS

PERSPECTIVA CRÍTICA E ATUAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA “SEM” PARTIDO

POBREZA E CRISE ECOLÓGICA: A QUIMERA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM BRASIL E CUBA

POBREZA E EDUCAÇÃO: CONCEITOS NORTEADORES DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIA

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA BREVE ANÁLISE DO PRONATEC E MEDIOTEC

PRECONCEITOS CONTRAS PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: “SEXISMO ÀS AVESSAS”?

QUESTÕES TRABALHISTAS, PASSADO E PRESENTE: AS LUTAS DAS CLASSES TRABALHADORAS NO PERÍODO REPUBLICANO

RACISMO E EXPLORAÇÃO: DESDOBRAMENTOS DA CLASSE TRABALHADORA NA LUTA PELO SOCIALISMO

REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, UNIVERSIDADES FEDERAIS E CONHECIMENTO ENTRE O SOCIAL E O MERCADO

REFLEXÕES DE GÊNERO NA TI: AS IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO FEMININA NO CONTEXTO DO TELETRABALHO

REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE CLASSE, MOVIMENTO NEGRO E OUTROS MOVIMENTOS DE IDENTIDADE NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL – LEI N° 10639/2003

REFORMA INTELECTUAL E MORAL COMO PREPARAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS SUBALTERNOS PARA ALCANÇAREM A HEGEMONIA

RELAÇÕES DE PODER NA CIDADE-EMPRESA: O PAPEL DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE IPATINGA NA CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DO DOMÍNIO DA USIMINAS

RELAÇÕES ENTRE A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E DO TERRITÓRIO E O AVANÇO DESTRUTIVO SOB A NATUREZA E O MUNDO DO TRABALHO DO EXEMPLAR CASO DE MARIANA/MG

(RE)VENDO AS ANÁLISES SOBRE JUVENTUDES, POBREZA, E TRABALHO

SEREMOS EDUCADORES OU PROFESSORES? A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE HISTÓRIA COMO EDUCADORES DO CURSINHO POPULAR DE PAULA CÂNDIDO (CPPC) NA ZONA DA MATA MINEIRA

SOLUÇÕES REQUENTADAS PARA VELHOS PROBLEMAS: A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO E A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DA DUALIDADE EDUCACIONAL

TECNOLOGIAS COMO LINGUAGEM: CONFIGURAÇÕES ATUAIS DA SUJEIÇÃO E DOMINAÇÃO

TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONSIDERAÇÕES À CATEGORIA TRABALHO A PARTIR DE KARL MARX

TRABALHO PRODUTIVO E TRABALHO IMPRODUTIVO: O ESTATUTO TEÓRICO DE MARX E OUTRAS ANÁLISES SOBRE O TRABALHO NA ATUAL TEMPORALIDADE HISTÓRICA DO CAPITALISMO

UNIDADE POPULAR PELO SOCIALISMO: UM RELATO SOBRE A CAMPANHA PELA LEGALIZAÇÃO DE UM NOVO PARTIDO POLÍTICO DE ESQUERDA NO BRASIL

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA DE GÊNERO NO MEIO UNIVERSITÁRIO: PRECONCEITOS EM CURSOS DE ÁREAS TECNOLÓGICAS