NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (2018)

 

 

1. NORMAS GERAIS E MODALIDADES DE TRABALHOS

Serão aceitos trabalhos nas modalidades comunicação científica e relato de experiência.

 

A modalidade comunicação científica destina-se aos trabalhos cujos autores sejam pesquisadores graduados, mestres, mestrandos, doutores ou doutorandos.

 

Na modalidade relato de experiência, podem submeter trabalhos, além daqueles que se quadram na modalidade anterior, os alunos de iniciação científica, alunos de graduação, ativistas sociais, militantes, grupos de estudos, coletivos, movimentos sociais e sindicais. Essa modalidade tem como objeto de discussão a construção e a práxis cotidiana dos diversos sujeitos e organizações cuja atuação está inserida em algum dos eixos temáticos do simpósio.

Cada inscrito pode submeter até dois trabalhos. Porém, não se admitirá que um inscrito submeta dois trabalhos caso ele seja o único autor de ambos. Serão admitidos trabalhos cuja autoria seja de até quatro autores.

 

A submissão de trabalhos será feita por e-mail em duas etapas. 1ª ETAPA: os trabalhos deverão ser submetidos para um dos GTs (Grupos de Trabalho) do simpósio na forma de resumo estendido de comunicação científica ou resumo estendido de relato de experiência. Como condição para submeter o trabalho (resumo estendido de comunicação científica ou resumo estendido de relato de experiência), um dos autores deverá estar inscrito no simpósio. A listagem dos e-mails dos GTs está disponível aqui. 2ª ETAPA: caso o resumo estendido de comunicação científica ou resumo estendido de relato de experiência seja aprovado, posteriormente deverá ser submetido para o mesmo e-mail o trabalho completo de comunicação científica ou trabalho completo de relato de experiência, seguindo as normas e cronograma do evento.

 

Os trabalhos completos de comunicação científica e trabalhos completos de relato de experiência serão publicados nos anais do evento, desde que sejam aprovados e apresentados oralmente por um de seus autores no seu GT.

 

Autores que não queiram que seus trabalhos sejam publicados nos anais do evento somente precisam cumprir a primeira etapa do processo de submissão (submissão do resumo estendido).

 

2. RESUMO ESTENDIDO DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E RESUMO ESTENDIDO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA

A submissão de resumo estendido é obrigatória para todos que pretendem submeter trabalho para o simpósio. Formato do resumo estendido:

a) Tamanho: entre 500 e 1.000 palavras (não incluindo as referências, se houver).

b) Folha tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho da fonte 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado, margens superior e esquerda: 3 cm, margens inferior e direita: 2 cm.

c) O texto deve ser digitado em editor compatível com o Microsoft Word (deve ser salvo em formato .doc ou .docx).

d) O texto deve ser redigido em línguas portuguesa, espanhola ou inglesa.

e) O título deve expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do trabalho.

f) O resumo estendido deverá vir acompanhado de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. 

g) O estilo da redação deve ser claro e coerente na exposição das ideias, observando-se o uso adequado da linguagem. Fica a cargo e sob a responsabilidade do autor a correta e adequada expressão na língua escolhida para a apresentação escrita do trabalho. O comitê científico poderá recusar o trabalho que não atenda a esse critério.

h) Notas, citações e referências bibliográficas devem estar normatizadas de acordo com as orientações mais recentes da ABNT. Fica a cargo do autor a responsabilidade pela formatação do texto segundo as normas da ABNT. O comitê científico poderá recusar o trabalho que não atenda a esse critério.

i) Agradecimentos e auxílios recebidos para elaboração do trabalho devem ser mencionados no final do texto ou em nota de rodapé.

j) As opiniões expressas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.

k) Os resumos estendidos de comunicações científicas e resumos estendidos de relatos de experiência devem seguir o template disponível aqui. O envio dos trabalhos completos deve ser feito para o e-mail do GT correspondente, conforme listagem disponível aqui.

l) Todos os resumos estendidos serão avaliados por pareceristas. Caso o resumo estendido seja aprovado pelos pareceristas, o autor responsável pela submissão deverá enviar o trabalho completo, seguindo as normas e cronograma do simpósio, para que seja publicado nos anais. Os formatos dos trabalhos completos (para comunicação científica e relato de experiência) são apresentados a seguir.

 

3. TRABALHOS COMPLETOS DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS E TRABALHOS COMPLETOS DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Os trabalhos completos, tanto da modalidade comunicação científica, quanto da modalidade relato de experiência, devem ser elaborados sob a forma de artigo científico e seguir as seguintes normas:

a) O texto do trabalho completo deverá conter de 25 mil a 45 mil caracteres (incluindo os espaços em branco).

b) Folha tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho da fonte 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado, margens superior e esquerda: 3 cm, margens inferior e direita: 2 cm.

c) O texto deve ser digitado em editor compatível com o Microsoft Word (deve ser salvo em formato .doc ou .docx).

d) O texto deve ser redigido em línguas portuguesa, espanhola ou inglesa.

e) O título deve expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do trabalho.

f) O texto do trabalho completo deve vir acompanhado de um resumo em línguas portuguesa, espanhola ou inglesa, cujo tamanho máximo deve ser de 400 palavras, além de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

g) O estilo da redação deve ser claro e coerente na exposição das ideias, observando-se o uso adequado da linguagem. Fica a cargo e sob a responsabilidade do autor a correta e adequada expressão na língua escolhida para a apresentação escrita do trabalho. O comitê científico poderá recusar o trabalho que não atenda a esse critério.

h) Notas, citações e referências bibliográficas devem estar normatizadas de acordo com as orientações mais recentes da ABNT. Fica a cargo do autor a responsabilidade pela formatação do texto segundo as normas da ABNT. O comitê científico poderá recusar o trabalho que não atenda a esse critério.

i) Ilustrações, gráficos, desenhos, quadros e tabelas devem restringir-se ao absolutamente necessário à clareza do texto e devem localizar-se o mais próximo possível do trecho em que são mencionados, não podendo ocupar mais do que 2/3 de uma página. Os títulos, legendas e fontes devem ser claros e objetivos. As normas da ABNT devem ser seguidas.

j) Autorizações para uso de imagens constantes nos trabalhos são de responsabilidade do(s) autor(es).

k) Agradecimentos e auxílios recebidos para elaboração do trabalho devem ser mencionados no final do texto ou em nota de rodapé.

l) As opiniões expressas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.

m) No caso dos trabalhos completos de relatos de experiências, recomenda-se que eles contenham: (1) Descrição: relatar a experiência de modo impessoal. Se necessário, inserir até, no máximo, quatro fotos/figuras. Informar o universo (pessoas, instituições, comunidades) e demais dados acerca da experiência. Apresentar as metodologias utilizadas durante a execução da experiência. (2) Resultados: analisar e discutir os resultados. Apresentar, se possível, questionamentos, conclusões e eventuais desdobramentos futuros. (3) Agradecimentos: item opcional destinado a informar agências financiadoras, instituições apoiadoras e colaboradores.

n) Os trabalhos completos de comunicação científica e trabalhos completos de relatos de experiência devem seguir o template disponível aqui. O envio dos trabalhos completos deve ser feito para o e-mail do GT correspondente, conforme listagem disponível aqui.

4. CRONOGRAMA DO EVENTO

Submissão de resumo estendido (comunicação científica e relato de experiências):

Início: 10 de abril de 2018.

Fim: 4 de junho de 2018.

No ato da submissão de resumos estendidos, pelo menos um dos autores ou coautor deverá se inscrever no evento e pagar a taxa de inscrição.

 

Divulgação dos aceites dos resumos estendidos:

11 de junho de 2018.

 

Prazo para envio do trabalho completo (comunicação científica e relato de experiências) para aqueles que queiram que o trabalho completo conste nos anais:

15 de agosto de 2018.

 

Período de inscrição:

Início: 10 de abril de 2018.

Fim: 18 de setembro de 2018.

 

5. PREÇOS DAS INSCRIÇÕES

R$ 55 (cinquenta e cinco reais) para professores da educação básica, alunos de graduação, ativistas e militantes.

R$ 90 (noventa reais) para professores do ensino superior, pesquisadores, alunos de pós-graduação e demais categorias profissionais.

6. EMISSÃO DE CERTIFICADOS

São condições para todos que queiram receber certificados de participação no evento:

a) Inscrição para o evento no site https://www.sympla.com.br/ii-simposio-nacional-educacao-marxismo-e-socialismo__269302

b) Pagamento da taxa de inscrição no site https://www.sympla.com.br/ii-simposio-nacional-educacao-marxismo-e-socialismo__269302

c) Frequência em, no mínimo, 75% das atividades.

 

 

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Comissão Organizadora e o Comitê Científico poderão remanejar os trabalhos entre os Grupos de Trabalho (GTs), caso julguem necessário.

 

Os casos omissos ou não previstos nessas normas serão analisados pela Comissão Organizadora e pelo Comitê Científico do simpósio.