REALIZAÇÃO

DO I SNEMS

Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação (GEPMTE)

 

Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS)

 

Grupo Socialismo e Educação (FaE/UFMG)

 

Instituto Caio Prado Júnior de Minas Geras (ICP/MG)

 

Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE)

 

Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA)

 

Linha de Pesquisa "Política, Trabalho e Formação Humana" do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social  (FaE/UFMG)

 

APOIO

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 

Faculdade de Educação/UFMG

Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (FaE/UFMG)

Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

O I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo foi realizado de 21 a 24 de novembro de 2016 na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e relatos de experiências reuniram a produção acadêmico-científica realizada por pesquisadores e as experiências educativas e formativas vivenciadas pelos movimentos sociais e político.

OBJETIVOS

  • Fortalecer as linhas de pesquisa que desenvolvem investigações na interface da problemática educação, marxismo e socialismo.​

  • Proporcionar a discussão e a reflexão sobre o atual estágio das pesquisas sobre os eixos temáticos centrais definidos para o evento, bem como incentivar a produção e socialização de pesquisas e resultados.

  • Promover o intercâmbio de experiências e pesquisas na área, possibilitando a congregação de pesquisadores e estudiosos de diferentes instituições.

  • Propiciar aos participantes um espaço para a problematização e elaboração de novos conhecimentos e campos de análise para suas investigações.

  • Possibilitar intelecções entre a universidade e os movimentos sociais, políticos e sindicais e incentivar nesses a discussão sobre os eixos temáticos centrais definidos para o evento

EIXOS TEMÁTICOS

  • As diversas experiências históricas de transição do capitalismo ao socialismo, bem como colocar em evidência as propostas e proposições sobre esse processo de transição no Brasil e no mundo.

  • As experiências, as perspectivas e as estratégias históricas e atuais da organização política, econômica e sindical dos trabalhadores na atualidade: a organização em partidos políticos, a organização sindical, a organização em movimentos sociais e as possibilidades de uma nova Internacional.

  • Os novos conhecimentos e campos de análise sobre as relações entre trabalho, marxismo, socialismo e educação produzidos pelos pesquisadores, grupos acadêmicos e estudiosos dos movimentos sociais e políticos voltados para essas temáticas.

CADERNO DE PROGRAMAÇÃO